Histórico



A partir da 2ª Conferência Mundial para o Desenvolvimento e Meio Ambiente, conhecida como Eco/92, dois documentos tornaram-se emblemáticos no fortalecimento da Educação Ambiental: o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, elaborado pelo evento paralelo à Conferência, o Fórum de ONGs, e a Agenda 21, elaborada durante o evento oficial. 


O Tratado foi adotado como carta de princípios das redes formadas após a Conferência. Uma organização social em redes baseia-se num formato que apresenta possibilidades inovadoras no campo relacional, político e operacional.


Após a Eco/92, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), promoveu um evento intitulado “A Educação Ambiental em busca de ação”, cuja principal recomendação foi a formação da Rede de Educadores Ambientais do Espírito Santo. Em agosto desse mesmo ano, representantes de instituições governamentais e não-governamentais, organizaram o Seminário – Rede de Educadores Ambientais, com o intuito de ampliar as discussões em torno dessa forma de organização. A partir desse Seminário em Vitória (capital), foram realizados outros encontros: um no Norte do Espírito Santo (São Mateus), outro no Sul (Alegre) e um terceiro na região montanhosa (Santa Teresa). Havia uma tentativa de facilitar a articulação dos educadores e educadoras, como potenciais elos irradiadores da rede no estado.


Em 1993 a Rede foi formalizada e, neste mesmo ano, foi realizado o Encontro Estadual de Educação Ambiental que não estabeleceu vínculos com a Rede de Educadores Ambientais do Espírito Santo. O II Encontro Estadual de Educação Ambiental, realizado em 1996, partiu da iniciativa de algumas instituições e, também, não potencializou a Rede no Estado. Assim, nos anos seguintes, até 2003 houve uma desarticulação e uma retração da Rede. 


Em Setembro de 2003, para a rearticulação da Rede, agora com a denominação de Rede Capixaba de Educação Ambiental – RECEA, um grupo de educadores e educadoras vinculados à UFES e à Facilitação Nacional da REBEA, promoveu reuniões com várias instituições que se propuseram a compartilhar dessa rearticulação. Essa consolidação se deu com a realização do III Encontro Estadual de Educação Ambiental e Encontro da Rede Capixaba de Educação Ambiental, realizado de 2 a 4 de setembro de 2004, por meio de ampla parceria e articulação entre pessoas e instituições governamentais, não governamentais e setor privado.


A RECEA, então, surge da necessidade de integrar educadores e educadoras ambientais, através de uma nova forma de organização que se vislumbra neste milênio. Sendo uma estrutura aberta, flexível, em constante fluxo, está sempre pronta para ser reorganizada. 





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