Quem Somos?
Como encontrar a medida entre a institucionalização necessária para a realização dos objetivos e a liberdade que possibilite a concretização dos fundamentos culturais da rede: horizontalidade, descentralização, emancipação, compartilhamento, conectividade, insubordinação?
Na RECEA temos trabalhado procurando a máxima descentralização e estimulando a iniciativa e a interdependência dos elos. Nessa forma de funcionamento, os facilitadores, pessoas e instituições que atuam difundindo a cultura de redes, apoiando a criação de novos nós, são fundamentais. Nosso organograma de funcionamento foi repensado no GT da RECEA, durante o III Encontro Estadual de Educação Ambiental, na tentativa de expandir a malha de rede. A partir daí funcionamos com um Comitê Rede, Elos Articuladoras, facilitadores e membros.
Ainda não definimos, pelo nosso processo embrionário, a diferença entre essas categorias. Até o momento, estamos nos responsabilizando coletivamente na manutenção e administração da RECEA, embora pessoas e instituições estejam se comprometendo de modo distinto. Para tanto, o projeto “Fortalecimento da RECEA”, se constitui como uma proposta de extensão, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, como forma de facilitar sua gestão.
A RECEA, então, está em processo de consolidação com parcerias entre instituições e pessoas, e tem dentre seus objetivos produzir um diagnóstico (iniciado no III Encontro), da Educação Ambiental no Espírito Santo e formar facilitadores para o trabalho em rede.
Comentários
Postar um comentário